Inúmeros benefícios de um nutriente não essencial.
O silício é um elemento químico que tem sido usado na agricultura há muitos anos. A primeira menção conhecida do uso de silício na agricultura ocorreu na China, há cerca de 4000 anos. No entanto, ganhou mais destaque nos últimos anos, devido aos benefícios que ele pode trazer para as plantas. Atualmente, o silício é amplamente utilizado em muitos cultivos podendo ser adicionado ao solo como fertilizante ou aplicado diretamente nas plantas como um produto foliar.
O principal atributo de destaque da aplicação desse elemento é pelo fato de atuar como um agente de fortalecimento das estruturas celulares, especialmente nas folhas, caules e raízes assim como também nos frutos. Isso ajuda a planta a resistir a fatores adversos como vento, chuva e pragas e apresentar uma melhoria no seu tempo de prateleira.
O silício pode atuar como agente de estruturação celular das plantas de diversas maneiras, sendo seus principais mecanismos:
- Formação de estruturas de suporte: o silício pode ser incorporado às paredes celulares das plantas, formando estruturas de suporte que ajudam a dar resistência e estabilidade às células. Essas estruturas de suporte podem ser formadas a partir de polissacarídeos, como a quitina.
- Promoção de ligações químicas: o silício pode promover ligações químicas entre as células das plantas, ajudando a reforçar a estrutura celular.
- Participação em processos metabólicos: o silício pode atuar como cofator em alguns processos metabólicos das plantas, como a síntese de aminoácidos, a produção de energia e a defesa contra agentes externos.
Na horticultura moderna, a qualidade dos produtos colhidos tem papel fundamental na rentabilidade dos cultivos, sendo que um produto sem defeitos visuais aparentes tem posição de destaque perante outros, assim como um item que, após colhido, tolere cadeias logísticas mais longas e permaneçam por mais tempo sem perder sua qualidade, viabilizando a sua comercialização por períodos mais longos. É exatamente nesse aspecto onde as estruturas celulares promovidas pelo silício em uma planta tratada vão se sobressair.
Esse ganho estrutural promovido pode trazer benefícios secundários, como maior resistência ao ataque de pragas e doenças. Alguns estudos sugerem que o silício pode ter um efeito danificador no aparelho bucal de insetos, o que pode ajudar a proteger as plantas contra ataques de pragas.De acordo com esses estudos, o silício pode formar estruturas de suporte nas paredes celulares das plantas, que podem ser difíceis de romper pelos insetos. Além disso, o silício pode promover a produção de compostos secundários nas plantas, como os fitoalexinas, que podem ter atividade insecticida e ajudar a proteger a planta contra ataques de pragas.
Os benefícios da aplicação de silício não terminam por aí. É possível ressaltar ganhos significativos no processo de estimulação na formação de raízes das plantas quando tratadas com esse elemento. Também existem estudos demonstrando o papel do silício agindo junto com promotores da síntese de clorofila, tornando a planta mais eficiente no processo de fotossíntese. Além de tudo isso, também destaca-se como um poderoso protetor contra estresses por falta de água ou excesso de luz.
A HortSet, conta em seu portfólio um produto com altíssima concentração de silício em sua formulação e com uma alta tecnologia de absorção pelas plantas, o 7Rocks, um fertilizante composto por sete tipos de rochas silicáticas retiradas, micronizadas e depois, nanoparticuladas, a ponto de serem absorvidas imediatamente pelas folhas na pulverização, trata-se de um poderoso complexo natural de nutrição e defesa das culturas, com alta performance e rápida resposta e 100% natural.
Entre em contato com a gente ou CLIQUE NA IMAGEM ACIMA para adquirir e conhecer as melhores maneiras de usar esse produto que tem a capacidade de transformar todo o manejo dos seus cultivos.