Resistência a cercosporiose em diferentes variedades.
Diversos atributos contribuem para a composição da qualidade no cultivo de beterraba. Consumidores optam pelo formato e apresentação da raíz, assim como a coloração interna do produto a ser consumido. Sabor é de extrema importância, e a apresentação do maço não pode deixar a desejar.
Para o produtor que cultiva a beterraba, além dos aspectos qualitativos é importante observar os atributos agronômicos que irão garantir uma boa colheita, e consequentemente a rentabilidade da sua propriedade. A sanidade foliar é uma característica importante, e que deve ser avaliada com atenção para o sucesso do cultivo.
A beterraba é uma planta muito susceptível ao fungo Cercospora beticola, agente causal da doença Cercosporiose, uma mancha foliar que diminui a área da folha capaz de fazer a fotossíntese, resultando em plantas enfraquecidas, com dificuldades de produção de assimilados para a formação com qualidade de suas raízes. Para que essa doença não se instale, muitas áreas produtivas abusam do uso de defensivos, que além de poder causar toxicidade para consumidores e aplicadores, aumenta significativamente o custo de produção da lavoura.
Algumas variedades tem se mostrado mais tolerantes a essa doença, e a HortSet está monitorando de perto o seu desenvolvimento no cultivo nos campos gerais.
Faz parte do programa de acompanhamento de variedades para os campos gerais da HortSet a avaliação da beterraba híbrida Betty em comparação com a líder de mercado, Boro. Ambas tem características qualitativas similares, como formato da raíz, e qualidade de coloração. No nosso programa de avaliação, além dos atributos qualitativos, avaliamos aspectos agronômicos, e esse é um resultado prévio que vem se confirmando a cada avaliação.
É perceptível que a incidência de cercosporiose é menor na variedade Betty, o que confere ao produtor a possibilidade de reduzir a aplicação de defensivos químicos, ter maior segurança a períodos de estresses, e chegar ao período de colheita com folhas ainda vivas, produzindo assimilados e trazendo um aspecto bonito ao maço que será comercializado.
Você pode adquirir as sementes dessas variedades testadas clicando nas imagens abaixo, ou entrando em contato através do whatsapp.